Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12651
Tipo: Tese
Título: Ausências e emergências na formação de professores da educação de jovens e adultos em Salvador-BA: considerações em torno do ensino de gramática
Autor(es): Alcântara, Rebeca Cerqueira Andrade de
Autor(es): Alcântara, Rebeca Cerqueira Andrade de
Abstract: Esta tese baseia-se na discussão sobre o ensino da gramática nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Salvador-BA, em busca de conhecer as ausências e elaborar um plano para potencializar as emergências neste setor da educação. De acordo com problemas atuais, quanto à adequação ou à inadequação de procedimentos pedagógicos nesta modalidade da educação, busca-se analisar o universo da EJA no que tange ao ensino da língua portuguesa, principalmente da gramática. Para isto, elaborou-se e aplicou-se um questionário com alguns professores, versando sobre o ensino de língua portuguesa em suas turmas, concomitante à análise de várias produções escritas de estudantes da EJA, o que tornou possível desenvolver uma triangulação de dados com vistas a conhecer como se dá o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa nesta modalidade. A importância do estudo se deve à sempre presente discussão sobre o que se deve ou não ser ensinado na escola em relação à gramática e os porquês de tais ensejos, como o ensino de uma norma padrão artificial, suscitando questões como a da possibilidade de a aprendizagem e/ou o domínio da norma culta levar os alunos a ascenderem socialmente, e isto em relação ao lado econômico, ou mesmo que os estudantes passariam a ser “alguma coisa”, como se no presente momento nada fossem. Essas crenças estão presentes e vivas no meio educacional da EJA, o que torna necessário um trabalho de tradução, evitando o desperdício de saberes e práticas em busca de se pensar em alternativas credíveis, emergenciais, latentes e subjacentes, revelando e denunciando o desperdício nesta relação. Para o alcance de resultados, utiliza-se a metodologia qualitativa do estudo etnográfico baseado na descrição densa, buscando-se fatos, indícios e pistas que levem a compreender as ausências e emergências no ensino da gramática em EJA. Conclui-se que as ausências em EJA surgem a partir da falta de diálogo entre teoria e prática no ensino de língua materna, já as emergências devem aparecer na atualização das concepções de ensino-aprendizagem na prática, pois o discurso dos docentes já incorporou as novas tendências sobre questões como língua, sujeito e aprendizagem, mas a prática ainda traz resquícios de teorias ultrapassadas.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino de gramática
Ausências e Emergências no ensino-aprendizagem da EJA
Professores de educação de adultos - Formação
Língua portuguesa – Estudo e ensino
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12651
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebeca C. A. de Alcântara.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.