Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12330
Tipo: Dissertação
Título: Inspeção sanitária em serviços de saúde: um estudo de caso
Autor(es): Albuquerque, Marly Gonçalves
Autor(es): Albuquerque, Marly Gonçalves
Abstract: A Vigilância Sanitária (VISA) como integrante do SUS é responsável pelo controle sanitário de produtos e serviços de interesse da saúde, para tanto a VISA, utiliza-se de tecnologias de intervenção e dentre elas a inspeção sanitária. Este estudo descreve a inspeção sanitária em serviços de saúde, realizada pela Vigilância Sanitária do Estado da Bahia (VISA-BA), em hospitais públicos de alta complexidade. Trata-se de um estudo de caso único desenvolvido na VISA-BA, tendo como unidade de análise a inspeção sanitária nesses hospitais. Utilizou-se das estratégias metodológicas de pesquisa documental, com análise das informações contidas nos prontuários dos hospitais arquivados na VISA-BA e entrevistas semi-estruturadas com informantes chaves dessa vigilância. As perguntas das entrevistas foram estruturadas em quatro categorias de análise: estrutura organo-funcional, processo de trabalho, monitoramento do serviço e estrutura relacionada a recursos humanos. Os dados coletados dos prontuários foram sistematizados em matrizes de análise e as entrevistas constituíram um banco de dados, onde as pontuações de cada entrevistado foram classificadas de acordo com um escore estabelecido para cada categoria de análise pesquisada. Para a identificação da adequabilidade do desempenho da inspeção sanitária nos hospitais estudados foi construído um escore de pontos baseado no resultado das entrevistas que estabelece três níveis de classificação para a inspeção sanitária: inadequada, necessitando de adequações e inspeção adequada. Os resultados apontaram dissonância entre as fontes de dados estudadas, revelando fragilidades da inspeção sanitária principalmente nas categorias de infra-estrutura relacionada a recursos humanos, estrutura organo-funcional da VISA e monitoramento do serviço de saúde após inspeção. A consolidação dos dados permitiu a classificação do desempenho da inspeção sanitária em hospitais de alta complexidade realizada pela VISA-BA, necessitando de adequações. Este estudo identificou a necessidade de um planejamento e uma reestruturação da inspeção sanitária em hospitais de alta complexidade na perspectiva do alcance do objetivo da proteção da saúde individual e coletiva.
Palavras-chave: Vigilância Sanitária
Serviço de Saúde de Alta Complexidade
Inspeção Sanitária
Controle Sanitário
Editora / Evento / Instituição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12330
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação MP. Marly Albuquerque 2012.pdf791,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.