Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12051
Tipo: Dissertação
Título: PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM CURSOS DE DANÇA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autor(es): Carvalho, Meireane
Autor(es): Carvalho, Meireane
Abstract: Este estudo apresenta uma análise sobre algumas proposições curriculares quanto ao ensino dos processos criativos em dança nas universidades. O objeto de pesquisa investigado envolve quatro cursos de dança de instituições públicas de ensino superior de diferentes regiões do Brasil. - UNICAMP, UFBA, UFPA e UERGS. Através dos Projetos Políticos Pedagógicos e dos Planos de Curso, analisou-se a estrutura curricular, tendo como parâmetro as proposições curriculares delineadas pelos cursos de dança para as disciplinas de processo de criação, nos documentos oficiais das instituições. Para tanto, foi feita uma análise comparativa quanto aos princípios, conteúdos, métodos de ensino e às principais linhas que fundamentam o discurso não só nos Projetos Pedagógicos como, também, nos planos de Curso. Como pressuposto teórico que explica a finalidade, construção do currículo e planejamento de ensino têm-se Ghedin (2006), Vasconcelos (2004) e Sacrístan (2000). Fazendo uma abordagem dos conceitos sobre processos de criação artística, têm-se como pilares principais teóricos Pareyson (1993), Gardner (1997) e Ostrower (1987) que, com perspectivas distintas e ao mesmo tempo articuladoras, refletem sobre as experiências estéticas, cognitivas e intuitivas discutidas, respectivamente. A análise dos Projetos Pedagógicos e dos Planos de Curso relativos ás disciplinas de processos criativos dos cursos de dança das IES selecionadas, promoveu só discussões profícuas quanto ao ensino como, também, suscitou reflexões sobre os paradigmas que sustentam a base do ensino de criação em dança.
Palavras-chave: Educação
Currículo
Complexidade
Dança
Processos Criativos
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12051
Data do documento: 27-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Meireane Carvalho..pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.