Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11918
Tipo: Tese
Título: Quem tem medo da universidade?: novas possibilidades e outras culturas acadêmicas na formação do professor em exercício
Autor(es): Maioli, Edilene Eunice Cavalcante
Autor(es): Maioli, Edilene Eunice Cavalcante
Abstract: Esta tese é fruto de estudos realizados no Espaço-tempo formativo do Currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia UFBA/IRECÊ, mantido em convênio entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e a Prefeitura Municipal de Irecê. No acontecer desse curso foram analisadas atividades acadêmicas potencializadoras de uma formação inicial promovida por um currículo circunstanciado - tipologia esboçada nesta tese, e que defende um currículo que contemple e otimize as circunstâncias próprias, diversas e únicas, ocorridas nos espaços acadêmicos onde acontece a formação de professores em exercício. Da vivência em/de algumas atividades propostas pelo currículo em rede do já citado curso de Pedagogia, resultou a sistematização de dois conceitos importantes para a formação universitária do professor em exercício: Os Dispositivos formativos de primeira ordem, de cunho estético formativo e os Artefatos funcionais formativos, de valor didático funcional. É uma pesquisa qualitativa que utiliza a bricolagem como inspiração metodológica, onde para produzir os “dados” aqui lançados as estratégias usadas foram a análise contrastiva entre três cursos de formação em exercício que acontecem no estado da Bahia, a memória remissiva, o grupo focal, a análise de materiais e a observação participante.
Palavras-chave: Currículo
Universidade
Formação de professores em exercício
Dispositivos formativos
Curriculum
University
Training devices
Formation of teachers in exercise
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11918
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Edilene Maioli1.pdfparte 15,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Edilene Maioli2.pdfparte 25,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Edilene Maioli3.pdfparte 3382,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.