Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11915
Tipo: Dissertação
Título: Análise da expressão diferencial de genes relacionados à produção de xantana em Xanthomonas arboricola e Enterobacter cloacae
Autor(es): Moitinho, Brena Mota
Autor(es): Moitinho, Brena Mota
Abstract: A goma xantana é um biopolímero largamente utilizado nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e de petróleo, e é sintetizada, naturalmente, por bactérias do gênero Xanthomonas. A biossíntese da xantana envolve 12 genes inseridos no grupamento gênico gum (denominados gumB a gumM), contudo, o estudo de sua expressão gênica pode ser baseado apenas nas regiões promotoras que conduzem sua transcrição. Baseado em estudos in silico de bioinformática, foram determinados promotores inseridos em seis regiões, upstream aos genes gumB C F H L e M. Primers para estas regiões foram então desenhados e sintetizados com base em parâmetros aplicados a PCR em tempo real e verificados por esta técnica, utilizando a sequência de uma linhagem de Xanthomonas arboricola como molde. Foi observado a especificidade dos primers desenhados para os genes gumB, C e M, que representam-se essenciais para estudos da expressão de genes que codificam moléculas relacionadas com a estrutura e a reologia da goma xantana.
Palavras-chave: Biotecnologia
Expressão gênica
Xantana
Xanthomonas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11915
Data do documento: 12-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_Brena Moitinho.pdf6,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.