Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11906
Tipo: Dissertação
Título: Expressão de genes em resposta a estresse por restrição hídrica em sementes de Ricinus communis L. (Euphorbiaceae)
Autor(es): Souza, Felipe Vieira de
Autor(es): Souza, Felipe Vieira de
Abstract: A região do semiárido é caracterizada pelo seu clima seco, altas temperaturas e baixos índices pluviométricos, apresentando um ambiente de estresse para a vegetação. No entanto, as espécies presentes nesta região apresentam características adaptativas que lhes permitem sobreviver a estas condições, como mamona. Indicada pelo PNPB, a mamona possui um elevado teor de óleo em suas sementes, o qual possui diversas aplicações, dentre elas a produção de Biodiesel. Apesar do grande interesse nesta espécie, ainda há poucos estudos publicados quanto à biologia molecular em sementes relacionadas a estresses abióticos. No presente estudo foi realizado um screening hídrico utilizando PEG 8000 nos potenciais -0,2; -0,4; -0,6; -0,8; -1,0; -1,2 e -1,4 MPa para verificar a tolerância de suas sementes à seca, em seguida foram conduzidos testes moleculares com RT-qPCR para análise da expressão dos genes DREB, MAPK, Aquaporina, Ciclofilina, CDPK e HDA. Os dados obtidos demonstraram que as sementes da mamona não são tolerantes ao estresse hídrico, durante a sua germinação, sendo afetadas fortemente nos potenciais mais baixos como -0,2 MPa. Os genes MAPK, Ciclofilina, DREB1A e CDPK se mostraram responsivos ao estresse hídrico, o HDA apresentou uma expressão significativa durante a embebição em água por 36 horas, entretanto uma supressão quando primariamente tratado com PEG e reidratado em água.
Palavras-chave: Biologia Molecular;
Estresse hídrico;
Mamona;
Expressão Gênica.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11906
Data do documento: 12-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_Felipe Souza.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.