Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11859
Tipo: Tese
Título: A avaliação do currículo na Rede Municipal de Ensino: um estudo multicaso e propositivo no contexto institucional de escolas do ensino básico de Salvador-Bahia
Autor(es): Silva, Maria de Lourdes Oliveira Reis da
Autor(es): Silva, Maria de Lourdes Oliveira Reis da
Abstract: Este trabalho teve como objetivo compreender como duas escolas da Rede Municipal de Sal-vador fazem a avaliação do currículo escolar. A opção por este estudo decorre do fato de que a análise da avaliação do currículo no âmbito institucional traz a possibilidade de provocar a reflexão dos educadores sobre suas práticas e sobre os seus saberes no campo do currículo, bem como sobre o seu poder de tecer/construir e de legitimar a práxis pedagógica. Tomei co-mo opção de pesquisa a Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, um valioso caminho forma-tivo que possibilitou a investigação sobre as condições do campo de pesquisa de forma crítica. Como dispositivos de investigação a pesquisa colaborativa com estudo multicaso. Para a aná-lise das implicações dos atores institucionais, usei dispositivos da Análise Institucional fran-cesa – método de intervenção socioanalítica desenvolvido por René Lourau, para a análise das relações dos atores sociais com o sistema oculto e manifesto das instituições, a partir de anali-sadores históricos (conteúdos) que surgiram das demandas do grupo e o analisador experi-mental (avaliação do currículo) onde o analista é alguém aí implicado. Tomei como questões norteadoras: 1) Que aspectos teóricos, políticos e epistemológicos fundamentam a prática da Avaliação de Currículo na Rede Pública Municipal de Salvador, no contexto da Educação Infantil e Fundamental das escolas estudadas? 2) Tomando este contexto como referência, que concepção de Avaliação de Currículo é formulada pela SMEC? 3) Qual a natureza das rela-ções de poder que são exercidas entre professores e gestores escolares na avaliação do currí-culo, nas escolas estudadas? 4) Que práticas de Avaliação de Currículo são desenvolvidas no contexto da Educação Infantil e Fundamental das escolas estudadas? 5) Como as unidades de Educação Básica investigadas vivenciarão um processo de análise da avaliação do currículo e suas implicações; e qual a natureza da proposição de avaliação institucional do currículo nas-cida da pesquisa decorrente dessa experiência? Trago uma reflexão conceitual sobre a Análise Institucional francesa e faço uma contextualização dos dois campos de pesquisa, trazendo para a reflexão as suas singularidades, especificidade, pontos comuns e minhas implicações com/neles. A análise da avaliação do currículo levantou o véu de muitas questões que estão na atmosfera do cotidiano das Escolas, contribuindo para que educadores provassem de sua competência, para dizerem sobre o que pensam e o que fazem em um processo de intercrítica e de produção de sentido. A construção de um projeto de avaliação institucional do currículo inseriu os educadores das duas escolas na experiência, que é também formativa, de avaliado-res institucionais, representantes de uma “inteligência institucional” que os coloca como crí-ticos das práticas curriculares, através de seus modos de ser, de fazer, de constituírem-se co-mo sujeitos de sua própria ação.
Palavras-chave: Avaliação
Currículo
Análise institucional
Évaluation
Curriculum
Analyse institutionnelle
Educação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11859
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria de Lourdes da Silva.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.