Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11846
Tipo: Dissertação
Título: Cidadão no papel?: a construção da cidadania através das propostas curriculares das redes de ensino público e privado de Salvador
Autor(es): Jesus, Rita de Cassia Dias Pereira de
Autor(es): Jesus, Rita de Cassia Dias Pereira de
Abstract: Este trabalho aborda o processo de construção da cidadania através das ações, experiências e práticas orientadas pelas propostas curriculares de escolas das redes pública e privada de ensino em Salvador. Investiga como se dá o processo de construção da identidade do cidadão em contextos escolares sócio-econômicos e culturais diferentes. Apresenta uma perspectiva sócio-histórica da cidadania, discute-se o currículo,sua conceituação, sua prática, seus limites no cotidiano das escolas e seu papel na construção do cidadão preconizado nas propostas oficiais para a educação nacional, buscando estabelecer as possíveis relações entre currículo, cidadania e cultura. Apresenta ainda, as sinalizações da e para a prática de uma educação para a formação de cidadãos encontradas nos campos de pesquisa, contribuindo para a reflexão coletiva sobre a construção da cidadania em ambientes escolares, à luz de pressupostos advindos da multirreferencialidade e dos estudos culturais.
Palavras-chave: Escola pública
Escola privada
Currículos
Cidadania
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11846
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Rita Dias 1.pdfParte 11,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissert_Rita Dias 2.pdfParte 21,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.