Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11833
Tipo: Tese
Título: Dicotomia entre o discurso e a prática pedagógica na educação a distância
Autor(es): Braga, Clarissa Bittencourt de Pinho e
Autor(es): Braga, Clarissa Bittencourt de Pinho e
Abstract: As possibilidades educativas dos ambientes informais de aprendizagem da rede, quando aplicadas aos ambientes formais de aprendizagem, geram uma dicotomia entre o discurso e a prática pedagógica. Esta é a tese desenvolvida nos capítulos a seguir. As formas de interação em rede, de acesso ao conhecimento e as possibilidades de trocas de informação entre os internautas em um ambiente virtual informal sofrem alterações quando há a formalização dos cursos. Isto porque, o currículo traz condicionantes de tempo (carga horária, necessidade de avaliação em determinados períodos) e espaço (ambiente virtual do curso restrito aos inscritos, ferramentas de interação com moderadores) que irão impactar na sociabilidade do ambiente virtual formal. Para o desenvolvimento desta tese, foram analisadas três experiências pioneiras de utilização da rede nem um contexto educativo. A estratégia de análise foi a comparação entre o discurso e a prática pedagógica destas três experiências. A metodologia utilizada foi a abordagem dialética e a pesquisa de campo foi feita através de entrevistas com autores e executores dos cursos analisados.
Palavras-chave: Aprendizado em rede
Educação à distância
Currículo
Distance learning
Network based learning
Curriculum
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11833
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clarissa Braga.pdf811,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.