Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11816
Tipo: Dissertação
Título: "Ser pataxó: educação e identidade cultural"
Autor(es): Oliveira, Augusto Marcos Fagundes
Autor(es): Oliveira, Augusto Marcos Fagundes
Abstract: O presente trabalho intitulado: “Ser Pataxó: educação e identidade cultural”, consiste numa análise referente a que pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge das práticas educacionais ocorridas na Aldeia Nova Vida, em Camamu- Bahia. Divide-se em quatro capítulos, onde abordamos a trajetória histórica do povo Pataxó Hãhãhãi; o processo de discussão sobre os modelos de educação para o indígena, comunitária indígena, e escolar indígena, tanto no âmbito teórico, como na prática vivenciada na Aldeia - nosso universo de trabalho. Busca-se demonstrar que perfil de pessoa Pataxó Hãhãhãi emerge como fruto destes processos educacionais a partir das expressões dos próprios índios - priorizando aqueles que vivenciam as três práticas educacionais.
Palavras-chave: Índios
Pessoa
Identidade
Grupo étnico
Educação
Cultura
Comunidade
Sociedade indígena
Sociedade nacional
Indian
Person
Identity
Ethnic group
Indian society
National society
Education
Culture
Community
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11816
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Augusto Oliveira.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.