DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Teses de Doutorado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11799

Title: O retorno do velado: radicalidade filosófica e autoconhecimento como fundamentos da educação libertadora
Authors: Souza, Eduardo Boaventura de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Galeffi, Dante Augusto
Keywords: Radicalidade filosófica;Autoconhecimento;Educação;Mediação dialógica-indagante;Philosophical radicalism;Self-knowledge;Education;Wondering-dialogic intermediation
Issue Date: 2010
Abstract: Esta investigação analisa a relação existente entre radicalidade filosófica, autoconhecimento e educação. O método utilizado na pesquisa é fenomenológico e hermenêutico. Sendo assim, busca-se o fenômeno da filosofia e da educação mais no seu desenvolvimento processual do que em resultados estatísticos. A pesquisa quer ressaltar o sentido de uma educação filosófica: o despertar de uma consciência que se encaminha para o autoconhecimento. A presente tese propõe ainda um método para o ensino da filosofia: a mediação dialógica indagante. Este método acredita que o ensino da filosofia, se quiser despertar no educando o processo do autoconhecimento, precisa nortear-se em dois princípios essenciais: o diálogo e o questionamento.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11799
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese - Eduardo Boaventura.pdf770.8 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA