Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11787
Tipo: Dissertação
Título: Validação de ensaio imunocromatográfico para a detecção múltipla de anticorpos específicos contra HIV, HBV e HCV
Autor(es): Souza, Iury Oliveira
Autor(es): Souza, Iury Oliveira
Abstract: Cerca de 33,3 milhões de pessoas apresentam infecção pelo Human Immunodeficiency Virus (HIV) no mundo; 180 milhões estão infectados pelo Hepatitis C Virus HCV e estima-se que 360 milhões apresentem infecção ativa pelo Hepatitis B Virus (HBV). Outra realidade mundial é a co-infecção entre esses vírus. Os dados mostram a importância global dessas viroses e a urgência do desenvolvimento de novos ensaios de diagnóstico sensíveis, específicos, rápidos e de baixo custo, que possam atender à demanda de entidades públicas inseridas em programas para prevenção e diagnostico dessas doenças. O presente trabalho consiste em validação relativa de um novo teste imunocromatográfico desenvolvido pela empresa canadense Medmira para detecção de anticorpos específicos contra HIV, HCV e HBV. Os resultados encontrados foram extremamente favoráveis para a detecção de anticorpos específicos para HIV, apresentando 98,6% de sensibilidade e 100% de especificidade. Para o anti-HBV a sensibilidade e especificidade encontradas foram de 90,0% e 98,6%, e de 86,3% e 100%, para anti-HCV, respectivamente. Nenhuma reatividade cruzada foi encontrada e a reprodutibilidade e repetitividade foram de 100%. O índice kappa e a acurácia global do teste foram de 0,91 (0,88-0,94) e 95,5% (93,5-97,5), respectivamente. Conclui-se que o ensaio imunocromatográfico é clinicamente útil em triagens rápidas para detecção de anticorpos anti-HIV, HCV e HBV.
Palavras-chave: HBV
HCV
HIV
Imunocromatografia
Diagnóstico
Validação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11787
Data do documento: 10-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_Iury Souza.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.