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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trabalho infanto-juvenil e seu impacto sobre a escolaridade e a cidadania: possibilidades de (de)formação?
Título(s) alternativo(s): Revista da FACED
Autor(es): Pereira, Júlio César Leal
Autor(es): Pereira, Júlio César Leal
Abstract: O trabalho na infância e adolescência tem, sobre o sujeito trabalhador, impactos de diversa ordem, tanto sobre sua saúde física e psíquica quanto sobre sua educação. Isto vem, crescentemente, se constituindo objeto de preocupação social. Analisamos, neste artigo, alguns resultados do trabalho infanto-juvenil sobre a formação do estudante. Com base numa pesquisa bibliográfica, articulamos diferentes perspectivas teóricas e evidenciamos a natureza polêmica da discussão. Enfatizamos os desfechos positivos do trabalho infanto-juvenil, considerando seu potencial formador e seu valor como princípio educativo, o que dependerá em cada caso das características do trabalho realizado e da percepção dos sujeitos acerca das atividades desenvolvidas.
Palavras-chave: Trabalho infanto-juvenil
Escola
Formação
Estudante trabalhador
Cidadania
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1177
Data do documento: 2006
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