Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11678
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da função pulmonar e óbitos em pacientes asmáticos graves admitidos na central de referência do Programa para o Controle da Asma na Bahia- ProAR
Autor(es): Coelho, Renata Conceição Pereira
Autor(es): Coelho, Renata Conceição Pereira
Abstract: A asma é uma doença caracterizada por inflamação das vias aéreas e broncoconstricção, determinando padrões distintos de função pulmonar conforme a gravidade da doença. O número de hospitalizações e a ocorrência de óbitos por asma estão associados à diversos fatores que podem resultar em alterações da função pulmonar. Objetivos. Avaliar se os parâmetros de função pulmonar (CVF, VEF1, FEF 25-75% e PFE) são preditores para óbitos entre os pacientes admitidos na central de referência do Programa para o Controle da Asma na Bahia (ProAR) no período de 2002 a 2010 e caracterizar os óbitos presentes na amostra. Métodos. Trata-se de um estudo caso-controle aninhado à coorte, retrospectivo, onde foram analisados prontuários de pacientes asmáticos que morreram (casos) e pacientes asmáticos vivos (controles) admitidos na central de referência do Programa para Controle da Asma na Bahia (ProAR), entre 2002 e 2010. Foram incluídos no estudo todos os óbitos por asma ocorridos entre 2002 e 2010, que apresentavam atestado de óbito. A seleção dos controles foi realizada através de sorteio aleatório. As variáveis foram analisadas através de média, frequência simples e porcentagem. Resultados. Foram avaliados 50 casos e 199 controles, 71 do sexo masculino e 178 do feminino, com media de idade de 57,4 (variação 10- 88 anos). Sobre as causas básicas de óbito, predominaram as causas respiratórias/ pulmonares. Em relação aos casos, os valores de FVC apresentaram uma média de 2,1 (65,5%) e 2,2 (69,7%) antes e após do uso do broncodilatador; média de FEV1 de 1,1 (43,4%) e 2,9 (48,3%), antes e após o uso de broncodilatador; e médias de 18,1 (69,2%) e 15,5 (71,9%) para a relação entre o Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo e a Capacidade Vital Forçada (FEV1/FVC), antes e após uso de broncodilatador. Em relação ao Pico de Fluxo Expiratório foram encontradas médias de 54,5 (37,7%) e 62,5 (44,2%) antes e após o uso de broncodilatador. Discussão. No estudo predominaram casos de óbito de indivíduos do sexo masculino e pardos .Verificou-se que a médias da FVC e do FEV1 apresentaram-se reduzidas no grupo de casos e com menor resposta ao broncodilatador quando comparadas com as observadas no grupo controle. Os dados encontrados no presente estudo, referentes à relação FEV1/ FVC demonstraram que nos óbitos a média de FEV1/FVC era inferior a 70% antes do uso de broncodilatador.
Palavras-chave: Asma
Espirometria
Mortalidade
Doenças respiratórias
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11678
Data do documento: 5-Jun-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Conceição Pereira Coelho.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.