Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11670
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise comparativa da capacidade funcional e cognitiva de idosos em uma unidade de referência geriátrica na cidade de Salvador - Bahia
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Pinheiro, Igor de Matos
Vale, Ana Luiza Azevedo do
Jesus, Fábio Santos de
Alves, Crésio de Aragão Dantas
Autor(es): Pinheiro, Igor de Matos
Vale, Ana Luiza Azevedo do
Jesus, Fábio Santos de
Alves, Crésio de Aragão Dantas
Abstract: Introdução: O processo do envelhecimento associado às doenças crônico-degenerativas conduz ao declínio funcional e/ ou cognitivo, resultando em redução da qualidade de vida e diminuição da autonomia e independência. Objetivo: Comparar a capacidade funcional e cognitiva de idosos em uma unidade de reabilitação geriátrica na cidade de Salvador- Bahia. Metodologia: Estudo observacional descritivo de corte transversal, utilizando análise de prontuários. Foram selecionados os prontuários de indivíduos idosos internados na Unidade de Reabilitação do Centro Geriátrico das Obras Sociais Irmã Dulce, entre janeiro e dezembro de 2011. Dados coletados: sociodemográficos, tempo de internação, diagnóstico clínico, escores do Índice de Barthel Modificado (IBM) e do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), na admissão e alta hospitalar. Resultados: 38 prontuários preencheram os critérios de inclusão. 73,68% dos pacientes eram do sexo masculino. A idade variou de 62 a 94 anos e o tempo de internação de 34 a 179 dias. As patologias mais prevalentes foram: hipertensão arterial (68,42%), acidente vascular cerebral (57,89%), restrição de mobilidade (42,10%), incontinência dupla (28,94%), diabetes mellitus (23,98%) e demência vascular (21,05%). As alterações observadas nos escores do IBM não modificaram os níveis funcionais dos idosos. Alterações cognitivas foram observadas em 81,57% na admissão e 63,15% na alta hospitalar. Apenas indivíduos com 1 a 3 anos de escolaridade modificaram os níveis de cognição. Conclusão: O processo do envelhecimento associado às doenças crônico-degenerativas influencia na funcionalidade e cognição da população estudada. Os resultados forneceram elementos para estabelecimento de objetivos e planos terapêuticos que favoreçam a reabilitação do idoso.
Palavras-chave: Saúde do Idoso
Reabilitação
Atividades cotidianas
Cognição
Qualidade de vida
Health services for the aged
Rehabilitation
Activities of daily living
Cognition
Quality of life
Editora / Evento / Instituição: Revista de Ciências Médicas e Biológicas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11670
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP.pdf220,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.