Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11647
Tipo: Dissertação
Título: Entre processos e perceptos - Arquiteturas contemporâneas, multiplicidade e heterogeneidade de expressões estéticas
Autor(es): Silva, Ariadne Moraes Silva
Autor(es): Silva, Ariadne Moraes Silva
Abstract: Os processos de projeto e arquiteturas contemporâneas são entendidos a partir de sua multiplicidade e heterogeneidade de conexões e contaminações com outras esferas do pensamento, seja a arte, a ciência e a filosofia. Entre as mais diferentes tramas de expressões estéticas na produção de arquiteturas (diagramas, hibridizações, desconstruções, experimentações, tecnologias virtuais, fluxos, transversalidades, micro-ações, desejos, imprevisibilidades, etc), verifica-se seus intensos processos de transformação em meio ao caráter heterogêneo de suas formações e de suas diferenças de grau e/ou nível, embora, poucas vezes, mudem de natureza. As problematizações provocadas ao longo do trabalho podem indicar contribuições críticas ao fazer arquitetônico e potencializar o arranque de metodologias “mutantes” e subjetivas que não se curvem a uma geometria meramente cartesiana. Este trabalho também aponta outras formas perceptivas, afetivas, sensoriais, intempestivas e “corporais” de se compreender o espaço da cidade e suas arquiteturas - territórios que não se deixam simular apenas pelo mundo da representação, mas que se delineiam entre traços de conteúdo e de expressão, em seus universos moleculares. Palco de complexas coexistências de uma multiplicidade de arquiteturas que atendem aos mais diversos setores e poderes, mas que sugerem a emergência de pequenos focos de resistência a um pensamento dominante/convencional e que possibilite quebras das linhas de segmentaridade dura, abrindo espaço para outros campos da criação.
Palavras-chave: Processos
Arquitetura e arte contemporânea
Pós-estruturalismo
Ensino de projeto
Desconstrução, hibridização, diagramas
Espaço representação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11647
Data do documento: 4-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.