Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11555
Tipo: Dissertação
Título: A hipertensão arterial sistêmica a partir da perspectiva do sujeito: análise de narrativas sobre a experiência da enfermidade e dos significados do tratamento dietético
Autor(es): Palácio, Maria Augusta Vasconcelos
Autor(es): Palácio, Maria Augusta Vasconcelos
Abstract: Objetiva-se analisar os significados do processo de adoecimento e do tratamento dietético atribuído por portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, atendidos por uma equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF, na zona urbana no município de Juazeiro do Norte, Ceará. O estudo de abordagem qualitativa entrevistou portadores de hipertensão e profissionais de saúde. A análise das narrativas foi fundamentada com a hermenêutica descrita por Paul Ricoeur em que o contexto sociocultural associado à enfermidade é impregnado de sentidos. Os resultados foram apresentados em três capítulos que abordaram a experiência do sujeito com a enfermidade e o itinerário terapêutico; o tratamento dietético; o cuidado em saúde para os adoecidos de HAS. A subjetividade presente nestes assuntos é revelada nas falas e na semiótica oferecendo múltiplas possibilidades de interpretação. Os aspectos socioculturais e econômicos que redefinem práticas de comensalidade dos sujeitos interferem na aceitação do tratamento dietético na medida em que a restrição do sal da comida dá outros significados à vida. Trata-se de um estudo relevante, pois abre espaços para diversas acepções do sujeito que vivencia o problema da hipertensão, e contribui para a discussão sobre o cuidado em saúde integral no contexto do atendimento da ESF.
Palavras-chave: Hipertensão Arterial
Práticas alimentares dos adoecidos
Experiência da hipertensão
Narrativas de adoecimento
Estratégia Saúde da Família
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11555
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_Maria Palácio.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.