Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11545
Tipo: Tese
Título: Avaliação do efeito do laser infravermelho de 780 nm no tecido ósseo submetido à radioterapia: estudo experimental em ratos
Autor(es): Cunha, Samantha Seara da
Autor(es): Cunha, Samantha Seara da
Abstract: O efeito biomodulador do Laser em tecido duro normalmente vascularizado já foi comprovado cientificamente, no entanto seu efeito sobre o tecido ósseo submetido à radioterapia ainda não foi estudado na literatura consultada. O presente estudo teve como finalidade avaliar o efeito da Laserterapia (=780 nm) sobre o tecido ósseo de ratos submetidos à radioterapia. Vinte e dois ratos Wistar foram aleatoriamente divididos em quatro grupos: Grupo I -Controle (n=4), recebeu apenas radioterapia; Grupo II- Laser um dia antes da radioterapia (n=6); Grupo III- Laser logo após a radioterapia (n=6); Grupo IV- Laser quatro semanas após a radioterapia (n=6). A radiação ionizante utilizada teve como fonte o Cobalto 60 e foi aplicado em dose única de 3000 cGy no fêmur. Os grupos experimentais, que foram submetidos ao Laser, receberam sete irradiações com intervalos de 48 h. O Laser foi aplicado em todos os grupos experimentais em quatro pontos com densidade de energia de 100 J/cm2, potência de 40 mW, tempo de 100 segundos, área de spot de 0,04 cm², por sessão. Todos os animais foram sacrificados seis semanas após a radioterapia. Clinicamente foi possível observar erosões cutâneas, iniciadas na sexta semana após a radioterapia, nos animais que receberam Laser (grupos II, III e IV). Radiograficamente observou-se uma quantidade significativamente maior (p<0,05) de tecido ósseo nos grupos II e IV, quando comparado com o grupo controle; o mesmo fato não ocorreu com o grupo III. Histologicamente foi possível observar no tecido ósseo um aumento da celularidade medular, do número de osteócitos e canais de Harvers nos grupos II e IV (p<0,05). Ocorreu ainda um aumento estatisticamente significante da atividade osteoblástica nos grupos II, III e IV (p<0,05). Pode ser concluído com esse estudo que a Laserterapia determinou uma resposta positiva na biomodulação do tecido ósseo irradiado, principalmente quando iniciada antes da radioterapia ou após quatro semanas. A utilização do Laser nos parâmetros acima, no entanto deve ser utilizado com cautela, devido às lesões cutâneas evidenciadas.
Palavras-chave: Radioterapia;
Laser;
Tecido ósseo.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11545
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Tese (LASER)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.