Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11544
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do potencial terapêutico da quercetina sobre camundongos C57BL/6 e BALB/C com asma experimental induzida por ovalbumina
Autor(es): Fortes, Eduardo Hernandez
Autor(es): Fortes, Eduardo Hernandez
Abstract: Introdução: A asma é uma doença inflamatória complexa e os corticóides são a principal classe de medicamentos utilizada no seu tratamento. Estas drogas apresentam diversos efeitos colaterais e o seu uso não foi eficiente em alguns pacientes cuja causa do óbito foi conseqüente à doença. Assim, o efeito terapêutico da quercetina, na concentração de 20 mg/kg, foi investigado num modelo animal de asma brônquica. Materiais e Métodos1: camundongos das linhagens C57Bl/6 e BALB/c foram imunizados subcutaneamente e desafiados com inalação de ovalbumina. Posteriormente, grupos de animais das duas linhagens foram tratados com quercetina, durante cinco dias consecutivos, no período que antecedia a inalação com ovalbumina2. Resultados: o tratamento com quercetina reduziu a eosinofilia no lavado brônquio-alveolar. Nos bronquíolos, diminuiu a infiltração de células inflamatórias apenas na linhagem de camundongos BALB/c. Adicionalmente, nesta linhagem, o nível de produção de muco foi reduzido no grupo de animais tratados com o fitoterápico e a diminuição dos parâmetros inflamatórios foi similar ao grupo controle tratado com dexametasona3. Os marcadores inflamatórios avaliados no grupo de camundongos que usou quercetina na linhagem C57Bl/6 não sofreram alterações significativas com relação ao grupo não tratado. Conclusões: Nas condições do presente trabalho conclui-se que a quercetina atenuou significativamente as características inflamatórias da asma experimental apenas em camundongos da linhagem BALB/c, embora os mecanismos de ação desse fitoterápico não tenham sido efetivamente evidenciados.
Palavras-chave: Quercetina;
Asma experimental;
Imunização;
Desafio com OVA;
Linhagens de camundongos.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11544
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Eduardo Fortes.pdf855,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.