Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11478
Tipo: Tese
Título: Hanseníase: um estudo sobre a experiência da enfermidade de pacientes em Salvador-Bahia
Autor(es): Martins, Patrícia Vieira
Autor(es): Martins, Patrícia Vieira
Abstract: A pesquisa que originou esta tese foi realizada com indivíduos residentes no Estado da Bahia, que buscaram tratamento em um hospital de referência na cidade de Salvador, e teve como objetivo responder, a partir de uma perspectiva socioantropológica, a uma série de indagações, tais como: de que maneira os pacientes construíram a experiência da enfermidade vivenciada por eles; qual foi a repercussão social da doença em suas vidas; quais os significados atribuídos a ela; quais as estratégias de enfrentamento utilizadas por eles no dia a dia e, mais especificamente, no ambiente de trabalho. Observamos que alguns pacientes demoraram anos para obter um diagnóstico correto da doença. Alguns deles, quando iniciavam tratamento, apresentavam surtos reacionais à medicação e tornavam-se “crônicos” por longos períodos, sendo que outros apresentavam sequelas permanentes. Os resultados da pesquisa são apresentados em três artigos que abordam diferentes dimensões da experiência da enfermidade de pacientes com hanseníase. O primeiro artigo, intitulado “Itinerários Terapêuticos de pacientes com diagnóstico de hanseníase em Salvador-Bahia,” aborda os itinerários terapêuticos dos pacientes e discute sua trajetória e as dificuldades que enfrentaram para obter o diagnóstico da doença. Discute-se no artigo os fatores que contribuem para o diagnóstico tardio e seu impacto na vida dos pacientes. O segundo artigo, intitulado “Sofrimento além da pele: experiência da enfermidade vivenciada por indivíduos em tratamento de hanseníase em Salvador-Bahia”, aborda a experiência dos pacientes com hanseníase e como a enfermidade transformou suas vidas, sua relação com o próprio corpo e com as outras pessoas. No terceiro artigo, intitulado“Eu não tenho coragem de dizer que eu tive hanseníase”: estigma da enfermidade entre pacientes em Salvador.
Palavras-chave: Hanseníase
Itinerário Terapêutico
Experiência da Enfermidade
Editora / Evento / Instituição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, como requesito parcial para obtenção do título de Doutor em Saúde Pública.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11478
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Tese (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Patricia Vieira Martins. 2013.pdf274,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.