Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11447
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da acurácia do protótipo de um biosensor na identificação simultânea de anticorpos específicos contra os vírus C da Hepatite e da Imunodeficiência Humana
Autor(es): Lima, Victor Augusto Camarinha de Castro
Autor(es): Lima, Victor Augusto Camarinha de Castro
Abstract: Os Biosensores se constituem em uma nova perspectiva no diagnóstico de diversas doenças infecto-parasitárias, tendo em vista que possuem uma série de vantagens, como facilidade de manuseio, portabilidade, rapidez dos resultados e capacidade de detectar diferentes infecções de forma simultânea. Neste estudo piloto, um protótipo de Biosensor foi avaliado para detectar anticorpos anti-HCV e anti-HIV em indivíduos acompanhados no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, Bahia, Brasil. O principal objetivo do estudo foi avaliar a acurácia deste novo método diagnóstico. Realizou-se sorologia com o Biosensor mBio® e método ELISA, usado de rotina no laboratório do hospital, para detecção de anticorpos anti-HIV e anti-HCV em 54 indivíduos (n=36 indivíduos com HCV, n=8 indivíduos com HIV/HCV, e 10 indivíduos sem infecção). Os achados laboratoriais foram comparados aos achados clínicos para calcular medidas de acurácia e concordância entre os testes. A técnica do biosensor demonstrou uma maior sensibilidade e valor preditivo negativo na detecção da infecção pelo HCV, co-infecção HCV/HIV e na ausência de infecção, quando comparado ao método ELISA convencional. Além disso, a especificidade e valor preditivo positivo de ambos os métodos foram equivalentes e iguais a 100%. O biosensor estudado demonstrou uma boa acurácia, quando comparado ao método ELISA usado de rotina, de forma que este novo método pode ser uma boa perspectiva diagnóstica. A possibilidade de detecção de co-infecções simultaneamente em uma mesma amostra, a velocidade de detecção dos resultados, a facilidade de manuseio e de transporte constituem importantes vantagens do novo método na avaliação e conduta de pacientes infectados pelo HIV ou HCV.
Palavras-chave: Sorologia
HIV (vírus)
Hepatite C
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11447
Data do documento: 28-Mai-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor A. C. Castro-Lima.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.