Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11435
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Plano Real e o comércio exterior brasileiro: condicionantes do comportamento deficitário da balança comercial (1994-2000)
Autor(es): Damasceno, Aderbal Oliveira
Autor(es): Damasceno, Aderbal Oliveira
Abstract: O objeto de investigação deste trabalho é a balança comercial brasileira, tendo como objetivo explicar os fluxos de comércio do país no período 1994-1995. A questão que guiou a pesquisa foi a busca de explicações para o comportamento deficitário observado no período 1995-2000. Constatou-se que a política de estabilização do Plano Real, calcada na sobrevalorização do câmbio e abertura comercial, ao expor o mercado interno à concorrência internacional, barateando as importações e tirando a competitividade das exportações, são elementos fundamentais na explicação do comportamento deficitário do comércio exterior brasileiro no período. Deve-se levar em consideração também as mudanças na estrutura de comércio do país, ou seja, a partir de 1994 verificam-se mudanças importantes no padrão de especialização do país.
Palavras-chave: Balança comercial - Brasil
Plano Real
Comércio exterior
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11435
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.