Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11401
Tipo: Tese
Título: Mil e uma Orlans
Autor(es): Faria, Anna Amélia de
Autor(es): Faria, Anna Amélia de
Abstract: Mil e uma Orlans é uma tese que apresenta e discute as produções da artista, performer e criadora da Carnal Art, juntamente com o período que sensibilizou inúmeras noções de representação. Os trabalhos de Orlan vão da mudança de nome, de fisionomia e utilização de composições fotográficas à biotecnologia. Essa plurissemia, mixada, transvalora ícones artísticos e existenciais, ao mesmo tempo em que movimenta o uso de várias tecnologias. Eis a recente herança pós-moderna: a de promover potentes invenções desnaturalizantes, a partir dos rearranjos estético-éticos, propostos desde o grande turning point comportamental dos anos 1960, quando Orlan e outros questionadores rebeldes vieram a público produzir curtos-circuitos nas compreensões sobre o corpo, o gênero, a subjetividade e a arte contemporânea. A tese propõe demonstrar o contexto da artista, situar a época em que iniciou seus trabalhos e apontar algumas diferenças entre as suas criações e as de seus congêneres, artistas que, igualmente, foram tocados pelas transformações sensibilizadoras de um período, que ecoa até os nossos dias.
Palavras-chave: Orlan
Corpo
Arte
Gênero
Performance
Body
Art
Genre
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11401
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Tese (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Anna de Faria.pdf5,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.