Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11339
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação inicial de atividades imunomoduladoras de extratos de peles e glândulas paratóides de anuros do semi-árido brasileiro
Autor(es): Sá, Matheus Santos de
Autor(es): Sá, Matheus Santos de
Abstract: [INTRODUÇÃO] A pele dos anfíbios exibe um verdadeiro arsenal de compostos químicos naturais, com diversificadas atividades biológicas. Esses compostos fazem parte de um complexo sistema de defesa passiva dos anfíbios contra substâncias prejudiciais com as quais eles têm contato nos seus habitats. O semi-árido brasileiro abrange cerca de aproximadamente 11,5% do território nacional, incluindo oito estados da região nordeste e dois da sudeste. O objetivo do trabalho foi investigar a atividade imunomoduladora dos extratos preparados de peles (EP) e glândulas (EG) de espécies de anuros nativos ou endêmicos da região do semi-árido brasileiro. [MÉTODOS] Extratos aquosos foram obtidos a partir da homogeneização da pele dos anuros. (espécies Hyla crepitans, Hyla albopunctata, Hyla spn, Leptodactylus ocellatus, Bufo rubescens, Ceratophrys joazeirensis, Hyla spn2 e Bufo Jimi) em PBS. Para a avaliação da inibição da produção de NO, nós utilizamos células da linhagem J774 (monócitos) que foram cultivadas na presença de IFN - , LPS e os extratos (EP e EG). Visando a avaliação da possível capacidade dos extratos em modularem a atividade de macrófagos na produção de NO e de interferir na proliferação de linfócitos, realizamos dosagem de nitrito através do método de Griess e o cultivo de esplenócitos de camundongos BALB/c estimulados com concanavalina A na presença dos extratos de anuros em concentrações atóxicas, respectivamente. A inibição da linfoproliferação foi determinada pela incorporação de 3H–timidina. [RESULTADOS] Dos oito extratos analisados, três tiveram atividade inibitória superior a 50% da proliferação de esplenócitos estimulados e apenas um extrato na inibição da produção de NO. Um desses extratos (preparado a partir da pele de Bufo rubescens) apresentou atividade inibitória de 100%. Identificamos uma molécula ativa neste extrato, com atividade supressora, que é termo-estável e está presente numa fração de peso molecular menor que 10 kDa. [CONCLUSÃO] Nosso trabalho demonstra que espécies de anuros são uma potencial fonte de moléculas com atividade imunomoduladora. Estudos para isolar e caracterizar a molécula ativa da pele de Bufo rubescens estão sendo realizados.
Palavras-chave: Atividade imunomoduladora;
Anuros;
Semi-árido brasileiro.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11339
Data do documento: 25-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PGPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Med_Matheus de Sá.pdf487,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.