DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Comunicação >
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) >
Teses (Pós-com Comunicação e Cultura Comtemporânea) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11292

Title: As marcas na pele, as marcas no texto: sentidos de tempo, juventude e saúde na publicidade de cosméticos em revistas femininas durante a década de 90.
Authors: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
???metadata.dc.contributor.advisor???: Couto, Edvaldo Souza
Keywords: Communication and contemporary culture;Lingüística e análise de discurso;Comunicação;Revistas femininas;Cosméticos;Publicidade;Tempo, juventude e saúde;Comunicação e cultura contemporâneas;Time and contemporaneity;Utopia of perfect health;Advertising;Cosmetics;Linguistics and discourse analysis
Issue Date: 2004
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
Abstract: O trabalho investigativo identifica como as marcas discursivas de tempo, juventude e saúde participam da construção do universo enunciativo da publicidade impressa de cosméticos, produzida na década de 90 e veiculada nas revistas femininas brasileiras Elle, Marie Claire e Claudia. Em perspectiva analítica, aborda, inicialmente, os três principais marcos teóricos da pesquisa: a) insere o tempo como categoria social e foco central de análise para o entendimento das transformações sociais nas últimas décadas do século XX; b) discute o conceito de saúde perfeita e modelos que sugerem novas maneiras de se tratar o corpo, a saúde e a beleza, na cultura contemporânea; c) situa criticamente o papel da publicidade como uma prática que reforça e instaura matrizes de sentidos e percepções sociais na atualidade. Em um segundo momento, explicita e justifica o compromisso teórico-metodológico, preferencial mas não esxclusivo, com a prática instrumental e analítica da análise de discurso. Em um terceiro momento, aborda aspectos do amplo universo discursivo da publicidade contemporânea. Ao final, realiza a análise dos anúncios publicitários de cosméticos que compõem o corpus da pesquisa, à luz do referencial teórico-metodológico apresentado ao longo do trabalho. A análise traz à mostra alguns mecanismos específicos de funcionamento da publicidade de cosméticos, ao mesmo tempo em que confirma e elucida princípios norteadores da prática discursiva e social da publicidade contemporânea.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11292
Appears in Collections:Teses (Pós-com Comunicação e Cultura Comtemporânea)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Annamaria da Rocha Jatobá Palacios Parte 1.pdfparte 11.95 MBAdobe PDFView/Open
Annamaria da Rocha Jatobá Palacios Parte 2.pdfparte 22.37 MBAdobe PDFView/Open
Annamaria da Rocha Jatobá Palacios Parte 3.pdfparte 33.06 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA