Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11289
Tipo: Dissertação
Título: Comunicação e criação na internet: análise das equipes de desenvolvimento web e dos grupos de desenvolvimento de softwares
Autor(es): Schwingel, Carla Andrea
Autor(es): Schwingel, Carla Andrea
Abstract: Este trabalho pretende evidenciar a importância da estrutura em rede para a sistemática de trabalho dos grupos que desenvolvem para a internet. Identificando a rede comercial brasileira como um novo mercado de trabalho para os profissionais da comunicação, classifica-a em quatro diferentes períodos, contextualizando-a com as discussões sociais contemporâneas. Verifica a composição e sistemática de trabalho das equipes de desenvolvimento web e dos grupos de desenvolvimento de softwares, a partir da análise do ZAZ/Terra, da equipe de criação do provedor internet VIA RS e da Comunidade de Software Livre, para indicar que há conhecimentos de base necessários ao criar para a internet. Devido à intencionalidade de ajuda não estar presente nas equipes de desenvolvimento web, propõe-se que as mesmas trabalham de forma interdependente, mas não chegam a desenvolver um sentido de cooperação. De forma diversa, na Comunidade Software Livre o sentido cooperativo mostra-se presente desde a fase inicial da idealização até a efetiva distribuição do produto ou serviço elaborado.
Palavras-chave: Cyberculture
Criatividade
Desenvolvimento internet
Comunidades virtuais
Cibercultura
Development internet
Virtual communities
Creativity
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11289
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Carla Schwingel.pdf977,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.