Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11262
Tipo: Dissertação
Título: Uma história em verde, amarelo e negro: classe operária, trabalho e sindicalismo na indústria do petróleo (1949-1964)
Autor(es): Ivo, Alex de Souza
Autor(es): Ivo, Alex de Souza
Abstract: A presente dissertação pretende discutir a trajetória dos petroleiros baianos nos primeiros anos de sua história. Nossa análise partiu do início da exploração do petróleo no estado e foi concluída no ano de 1964, momento emblemático para entendermos a importância que a categoria de trabalhadores e seus sindicatos adquiriram para a sociedade local e nacional. A nossa atenção voltou-se, principalmente, para as relações de trabalho e as hierarquias e tensões sociais nela existentes. Observamos como a questão foi abordada e internalizada pelos principais atores da trama e, por fim, analisamos as intervenções sindicais nessa trama, marcada pelo dilema da crescente demanda pelos chamados “interesses baianos” e pela emergência da transformação da Petrobrás no grande símbolo de proteção nacional e de seus trabalhadores em seus principais defensores.
Palavras-chave: Petróleo
Indústria
Trabalho
Work
Industry
Oil
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em História da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11262
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Alex Ivo1.pdfParte 18,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao Alex Ivo2.pdfParte 23,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.