Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11208
Tipo: Dissertação
Título: Da zona rural ao centro urbano: a espetacularização dos festejos juninos e suas dimensões culturais como sinônimo de desenvolvimento local através do turismo sazonal no município de Ubaíra
Autor(es): Souza, Antonio
Autor(es): Souza, Antonio
Abstract: As festas juninas, são na sua essência multiculturais, foram trazidas para o Brasil pelos europeus em celebração aos santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro, por ser o Brasil um país de origem rural, onde grande parte dos seus habitantes moravam no campo, estes festejos tiveram grande influencia em relação aos trajes, a culinária e até a música deste período. Com a urbanização do nosso país que vem ocorrendo ao longo das últimas décadas, essas festas vêm ganhando um sentido um pouco diferente, “as festas espetacularizadas”, que em grande parte do Nordeste arrasta grande multidão, esta modalidade de festa perdeu quase que totalmente o sentido religioso, por outro lado teve um grande avanço no lado profano, tornando um dos maiores eventos festivos que animam a população e movimentam o turismo e o comércio local de diversas cidades nordestinas, como é o caso de Caruaru, Campina Grande, Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim e até mesmo Ubaíra. Este trabalho dedica-se à análise dos festejos juninos do município baiano de Ubaíra, a mais expressiva realização festivo-cultural local, destacando, em especial, os impactos resultantes da atividade turística acionada por esta festa, seja do ponto de vista estritamente cultural, seja, também, e muito particularmente, no que diz respeito às questões relativas ao desenvolvimento local. Para tanto pesquisamos a festa popular do São João de Ubaíra, realizada no mês de junho no referido Município. Trata-se de um evento espetacularizado reconhecido como a mais expressiva realização festivo-cultural local. Aqui, utilizamo-nos, da metodologia quali-quantitativa através de observações diretas e pessoais em diferentes cenários dos festejos, registros e entrevistas com diversas pessoas envolvidas, além de pesquisas bibliográficas, documentais e midiáticas.
Palavras-chave: Festas Juninas
Peculiaridades Culturais Locais
Turismo Sazonal
Desenvolvimento Local
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11208
Data do documento: 23-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A linguagem quIMICA.pdf47,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.