Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11187
Tipo: Dissertação
Título: Promoção das práticas alimentares enquanto ação de Agentes Comunitários de Saúde em bairro da cidade de Salvador, Bahia
Autor(es): Alcides, Emília Carla de Almeida
Autor(es): Alcides, Emília Carla de Almeida
Abstract: Esta dissertação objetivou estudar como as práticas alimentares saudáveis estão sendo aprendidas e disseminadas pelos ACS na comunidade. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido na área adstrita de uma Unidade Básica de Saúde localizada em um bairro da cidade de Salvador, Bahia. A coleta de informações foi realizada por meio de observações livres, registradas em diário de campo e, entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas para a obtenção da interpretação dos enunciados proferidos pelos ACS. Os resultados indicaram que a promoção das práticas alimentares saudáveis, embora esteja presente nos discursos oficiais e seja uma função a ser desenvolvida pelos ACS, não mereceu destaque de forma específica nas ações destes, centradas no paradigma biomédico, na qual a doença, o doente e a cura continuam sendo o foco de suas atividades. Ademais, suas ações resultam das relações estabelecidas entre saberes populares de saúde e saberes médicos-científicos. Termos atrelados ao conceito de alimentação saudável, como Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequada não foram vistos como comuns ao universo lingüístico dos ACS. Até mesmo a alimentação saudável, apesar de já terem incorporado uma noção do que isso venha a ser, pareceu algo ainda pouco explorado pelos ACS.
Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde
Promoção da saúde
Práticas alimentares saudáveis
Segurança alimentar e nutricional
Educação alimentar e nutricional
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11187
Data do documento: 22-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Emília Alcides.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.