DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Dissertações de Mestrado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11145

Title: Aprendizcidade ou as escolas invisíveis: a cidade como espaço de aprendizagem
Authors: Conceição, Silvio José
???metadata.dc.contributor.advisor???: Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza
Keywords: Escola;Cidade;Abordagens da cidade;Espaços de aprendizagem;Literatura e cidade;City;School;Learning spaces;Approaches to the city;Literature and the city
Issue Date: 2006
Abstract: Esta dissertação trata da cidade, da escola e dos espaços de aprendizagem. A cidade, entendida em suas várias dimensões e referências – enquanto construção da vida contemporânea; a escola como o lugar formal para as aprendizagens, lugar esse, inserido na cidade, parte dela, constituinte do ‘todo’ cidade; aprendizagens, como apreensão humana do seu contexto, de suas realidades, de seus movimentos. A escola é discutida e apresentada como lugar plural das aprendizagens, como possibilitadora dessas aprendizagens, que aponta para a cidade que a abriga. É, pois, a cidade, a casa do urbano, o lugar de vivências e passagens, dos encontros e caminhos, é nela que a vida urbana se dá e nela também está a escola. Cidade, que permite a construção do conhecimento, escola que atende pelo viés da transformação do cidadão. Escola que se pretende cidade, e cidade que se pretende escola. Tentamos, aqui, trabalhar a cidade e a escola através de diversas abordagens - a literatura da cidade e na cidade, a vida na escola; as vivências na cidade, as experiências na escola; as memórias da cidade, as aprendizagens na escola. Escola e cidade como espaços de aprendizagem, numa perspectiva de múltiplos olhares sobre a temática proposta. Foram realizadas leituras da escola e da cidade a partir de diálogos e entrevistas com alunos da Rede Pública de Ensino Médio e com Teresinha Fróes; a partir de narrativas e análises de práticas educativas, que tiveram a cidade como protagonista –memórias, diálogos e projeto da escola na cidade; e através da leitura de alguns autores que versam sobre a cidade, suas redes e sistemas, da escola e da construção do conhecimento na complexidade, e das abordagens urbanas e pedagógicas na cidade e da cidade.
Description: 121 f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11145
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertacao - Silvio Conceicao.pdf402.49 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA