Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11140
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem frame a frame: fascínios e armadilhas do uso do documentário na práxis pedagógica
Autor(es): Jesus, Rosane Meire Vieira de
Autor(es): Jesus, Rosane Meire Vieira de
Abstract: Esta dissertação de mestrado, numa abordagem qualitativa, discute, a partir de relatos e observações diretas, os significados e sentidos que os professores atribuem ao uso do documentário na sala de aula. Bem como analisa sua utilização pedagógica como possibilidade de aproximar, através de uma experiência estética, a educação escolar a uma práxis. Para tanto, investiga a intensa familiarização do espectador-aluno e do espectadorprofessor com a cultura das mídias, a qual (re)configura os modos de apreender o mundo, de organizá-lo e de expressá-lo, devido ao crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. Historiciza o conceito de documentário e seus nexos com a educação formal. Reconhece a estreita relação entre forma e conteúdo na obra fílmica, examinando as várias formas de representação do documentário como construção estética de uma visão sobre a realidade concreta.
Palavras-chave: Documentário
Práxis pedagógica
Experiência estética
Cultura das mídias
Tecnologias de informação e comunicação
Linguagem cinematográfica
Documentary
Cinematographic language
Information and communication technologies
Media culture
Aesthetic experience
Pedagogical praxis
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11140
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Rosane de Jesus.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.