Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11100
Tipo: Tese
Título: Avaliação do emprego da fototerapia laser no processo inflamatório induzido por carragenina na articulação temporomandibular de rato
Autor(es): Carvalho, Carolina Montagn de
Autor(es): Carvalho, Carolina Montagn de
Abstract: As disfunções temporomandibulares (DTMs) são freqüentes na população e geralmente estão associadas a processos inflamatórios. Estudos anteriores têm evidenciado efeitos positivos da fotobiomodulação laser (FBML) nas DTMs. Contudo, seu mecanismo de ação na resposta inflamatória da articulação temporomandibular (ATM) ainda é pouco conhecido. O objetivo deste trabalho foi avaliar através da análise histológica a ação da Fototerapia Laser - FTL (GaAlAs, λ780nm - IV, P=50mW, CW, φ~4mm2, 10J/cm2 por sessão isoladamente, ou associado ao λ660nm - V, P=40mW, 5J/cm2 cada λ) na resposta inflamatória da ATM de ratos induzida por carragenina. Oitenta e cinco ratos Wistar foram divididos em nove grupos: G1 – Solução salina; G2 – Solução salina + FTL IV; G3 – Solução salina + FTL IV+V; G4 – Carragenina; G5 – Carragenina + FTL IV; G6 – Carragenina + FTL IV+V; G7 – Laser prévio + carragenina; G8 – Laser prévio + carragenina + FTL IV e G9 – Laser prévio + carragenina + FTL IV+V, que foram subdivididos em subgrupos de três e sete dias. Após o sacrifício, os espécimes de tecidos foram processados e corados com HE, Picrosirius e Azul de Toluidina. Foi realizada análise descritiva das estruturas que compõem a ATM, observação da expressão de colágeno no côndilo e disco articular e contagem das camadas de células da membrana sinovial. Nos grupos em que foi injetada solução salina não foi observada reação inflamatória e os grupos irradiados não apresentaram diferença em relação ao grupo não irradiado. Após injeção de carragenina, foram observados intenso infiltrado inflamatório e proliferação do número de camadas da membrana sinovial. O grupo irradiado com laser IV apresentou menor inflamação e menor número de camadas nos dois períodos de observação comparado a todos os grupos. A aplicação do laser prévio não promoveu melhora nos resultados finais. Conclui-se que a FTL apresentou efeitos positivos em relação à redução do infiltrado inflamatório e aceleração do processo de inflamação, especialmente com a utilização do laser IV. Os grupos irradiados apresentaram maior quantidade de colágeno no côndilo comparado ao grupo não irradiado. Os grupos irradiados com laser após a indução da inflamação não apresentaram hiperplasia da membrana sinovial, o número de camadas de células foi semelhante ao grupo em que não foi induzida a inflamação.
Palavras-chave: Articulação temporomandibular;
Carragenina;
Inflamação fototerapia laser;
Fotobiomudulação laser.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11100
Data do documento: 17-Mai-2013
Aparece nas coleções:Tese (LASER)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ODONTO_Carolina Carvalho.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.