Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11089
Tipo: Dissertação
Título: A fênix renasce das cinzas: o que professores e professoras fazem para enfrentar as adversidades do cotidiano escolar
Autor(es): Santos, Gideon Borges dos
Autor(es): Santos, Gideon Borges dos
Abstract: Este trabalho buscou investigar as estratégias que os/as professores/as constroem para enfrentar as adversidades do cotidiano escolar. As abordagens fenomenológica e hermenêutica foram a inspiração metodológica da pesquisa. O estudo, que ocorreu numa escola da rede pública municipal de Salvador, com professores de 1ª a 8ª série do ensino fundamental, considerou a organização do trabalho pedagógico como elemento atrator de promoção e/ou agravar a saúde do professorado. Compreendo que a ação docente tem algumas especificidades em relação a outras categorias profissionais, discuti o exercício da profissão como uma atividade que demanda certas especificidades das organizações escolares. Entender as estratégias construídas por professores/as exigia uma discussão sobre as adversidades que eles/as enfrentam diante da docência. Essas adversidades podem ser decorrentes das relações construídas no espaço escolar e do conteúdo da ação docente. Sobre as estratégias os/as professores/as as constroem como um recurso que visa, tanto poupar energia e se desgastar menos, como encontrar, de modo criativo alternativas para enfrentar os problemas da escola. A pesquisa aponta para a necessidade de se construir uma organização do trabalho pedagógico que considere a coletividade como intrínseca à educação e à ação docente. Finalizo, destacando que as estratégias defensivas,ou de fuga, levam a uma banalização do processo educativo, enquanto as de enfrentamento ou criativas, representam um esforço no sentido de transformar a adversidade em criatividade, buscando sentido para a atividade pedagógica.
Palavras-chave: Professor
Saúde
Organização do trabalho docente
Prática docente
Saúde e trabalho
Pedagogic organization work
Teaching - health
Teaching action
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11089
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ Santos G B.pdf855,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.