Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11038
Tipo: Tese
Título: Industrializar, preservar ou conservar o meio ambiente: um trilema agroeducacional.
Autor(es): Silva Júnior, Milton Ferreira da
Autor(es): Silva Júnior, Milton Ferreira da
Abstract: A presente tese investiga os antagonismos, equivalências e/ou complementariedades nos itinerários da educação superior agronômica. O ‘objeto’ de estudo é a rede de práticas discursivas aqui denominadas trilema agroeducacional. Trata-se de Industrializar o meio ambiente (lucratividade do negócio agrícola), Preservá-lo (intocabilidade) ou Conservá-lo (sua sustentabilidade). Diferenciados pressupostos epistêmicos, estratégias de ensino aprendizagem, e processos de disciplinamento propiciam uma maior ênfase em enunciações enunciadas relativas às práticas retromencionadas. Estudou-se como o corpo docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) lotado no Depto. De Ciências Agrárias e Ambientais, se envolveu nesta rede e foi tensionado bem como tensionou o curso para um daqueles enfoques. Na reconstituição da tessitura trilemática utilizou-se Foucault como referência teórica principal. A partir de uma amostragem de 38% do corpo docente do curso e do resgate das enunciações, constatou-se cerca de 60% de pontos de difração das práticas discursivas referentes à Industrialização e 40% concernentes à Conservação, além de um silêncio quanto a Preservação do meio ambiente. Utilizou-se as técnicas de aplicação de um roteiro de entrevistas, gravação, transcrição e fichamento conforme procedimentos arqueogenealógico de inspiração foucaultianos. Conclui-se pela predominância atual do enfoque da Industrialização, embora a singularidade da Conservação possa se estruturar para uma longa duração caso uma governamentalidade e éticas ecológicas se tornem imperativas à processos produtivos agrícolas limpos. Assim uma produção de (id)entidades afins a racionalização no uso do meio ambiente se tornaria cotidiana.
Palavras-chave: Agronomical learning
Curriculum
Agroecology
Trilema
Práticas discursivas
Ensino-aprendizagem agronômico
Dobras
Currículo
Agroecologia
Plaits
Educação
Discoursive pratices
Trilemma
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11038
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milton Ferreira.pdf870,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.