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Title: Herdando uma biblioteca: uma investigação sobre espaços de leitura em uma escola da rede pública estadual
Authors: Carmo, Edileide da Silva Reis do
???metadata.dc.contributor.advisor???: Mendes, Edleise
Keywords: Práticas de leitura;Ensino-aprendizagem;Biblioteca escolar;Formação de leitores;Leitura;Estudo e ensino
Issue Date: 16-May-2013
Abstract: A leitura é uma prática social através da qual o ser humano continuamente interage com o mundo ao dialogar com seus pensamentos, sentimentos e ações e com os de outras pessoas. Na escola, ela é um dos eixos do componente curricular Língua Portuguesa, discutido com recorrência nos trabalhos acadêmicos, haja vista que essa agência de letramento tem o papel de formar leitores assíduos, competentes e críticos, porém encontra dificuldades para cumprir tal função. Nesse sentido, ressalta-se que o ensino-aprendizagem de leitura ainda está restrito à sala de aula, sendo necessário discuti-lo sob uma perspectiva pentagonal, a qual integra a relação entre aluno – língua/leitura – ensino-aprendizagem – biblioteca escolar – professor. Essa abordagem é dialógica, pois é fundamental a consolidação de práticas que a reconheçam como elemento essencial do fazer pedagógico. A complexidade do percurso formativo pautado na leitura exige que a biblioteca escolar, doravante BE, seja utilizada como mais um espaço educativo que cultiva nos alunos o hábito de ler variados gêneros textuais, de diferentes modos e competentemente. Ela possui potencial para contribuir com o cumprimento da missão da escola, fomentar ações de incentivo à leitura e tem sido focalizada por uma das principais políticas públicas de fomento à leitura no âmbito educacional: o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Esta iniciativa governamental, embora seja uma intervenção socioeducativa importante, não é suficiente, pois, para que a comunidade escolar desfrute satisfatoriamente dos seus recursos, outras medidas precisam ser adotadas, inclusive a promoção de atividades pedagógicas por professores e gestores. Assim, o presente estudo objetivou discutir aspectos relativos à formação de leitores, apontando fatores que favorecem ou não o desenvolvimento de competências leitoras dos educandos, e tomando a biblioteca escolar como um espaço que poderá contribuir com a melhoria significativa da realidade encontrada, a partir da adoção de práticas de ensino-aprendizagem de leitura. O cenário da pesquisa foi uma unidade de ensino do Governo do Estado da Bahia, localizada em um bairro periférico de Salvador, tendo como participantes sua diretora, uma turma do 9º ano e a docente de português desse grupo estudantil. Desse modo, o trabalho produzido se baseia nos alicerces da pesquisa qualitativa, cujo método adotado foi a etnografia educacional. Por isso, foram usados diferentes instrumentos metodológicos – questionários, entrevistas, análise documental, observação de aulas e diário de campo. Além disso, desenvolveu-se uma proposta didática com os atores da pesquisa e ações de revitalização da BE. Os resultados evidenciaram que práticas leitoras são pouco desenvolvidas em diferentes ambientes educativos, como a sala de aula e a biblioteca, e que os recursos destinados para a BE têm sido mal gerenciados e aproveitados. Apontam ainda que são necessárias a reestruturação das políticas públicas educacionais e a construção de projetos de leitura elaborados por professores e diretores, individual e coletivamente, cuja ação contribua com a aquisição e o desenvolvimento de competências, preconizadas pelos documentos oficiais, levando-se em consideração o quantitativo de obras lidas pelos alunos e seus níveis de leitura, além da apropriação da BE como espaço de leitura.
Description: 297 f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11021
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