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Title: Avaliação do ensino de ética médica nas escolas médicas de Salvador-Bahia-Brasil: elementos contributivos para a humanização da medicina
Authors: Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Tenório, Robinson Moreira
Keywords: Medical ethic;Códigos de ética médica;Ensino de bioética;Avaliação de ética médica;Ensino de ética médica;Ética médica;Educação;Medical ethic teaching;Medical ethic evaluation;Bioethic teaching;Medical ethic codes
Issue Date: 2005
Abstract: Este trabalho pretende fazer uma avaliação no ensino de Ética Médica nas escolas médicas de Salvador-Bahia, propondo elementos contributivos para a humanização da Medicina, através da análise das alterações introduzidas no currículo e na abordagem metodológica. A justificativa do tema é conseqüente à demanda da sociedade contemporânea que clama pela ³KXPDQL]DomR¥ dos médicos e da medicina. A evolução técnico-científica gerou uma gama de exames e procedimentos, dando um novo direcionamento à medicina científica ocidental contemporânea, afastando o médico da arte de curar. Este modelo não deve evoluir para o distanciamento da relação médico-paciente e sim para ser um auxílio diagnóstico e terapêutico. A pesquisa bibliográfica foi realizada através da utilização de livros-texto e de artigos publicados em revistas indexadas, que gerou o referencial teórico. Este material foi dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo foi abordada a conceituação de termos utilizados na área, como: ética, moral, deontologia, diceologia e ética médica. O segundo, foi dedicado à Bioética, com a contextualização, o histórico, os princípios e tendências. O terceiro abordou os códigos de ética e os códigos de ética médica. O quarto foi dedicado ao ensino, o ensino brasileiro a época da criação das escolas médicas e o ensino médico, com as principais reformas curriculares. O quinto capítulo, foi dedicado ao ensino de Ética Médica, através de questionamento de como, por que, quando, quem deve ensinar e como avaliar. Foi ainda realizada uma pesquisa documental e um levantamento através de análise quantitativa, utilizando questionários para os discentes e uma avaliação qualitativa, através de entrevistas para os docentes. O trabalho foi concluído com a percepção que muito ainda precisa ser transformado para que o ensino seja eficaz na transmissão de valores.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11009
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