Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10981
Tipo: Dissertação
Título: Concordância verbal de terceira pessoa do plural em Vitória da Conquista: variação estável ou mudança em progresso?
Autor(es): Oliveira, Marian dos Santos
Autor(es): Oliveira, Marian dos Santos
Abstract: Nesta dissertação, apresenta-se o estudo da concordância verbal (CV) de terceira pessoa do plural (P6), em Vitória da Conquista - BA. A pesquisa, conduzida com base nos pressupostos teóricos da Teoria Variacionista Laboviana, partiu de um corpus composto de trinta e dois (32) inquéritos de informantes, dessa localidade. Esses inquéritos, resultantes de coleta de fala espontânea através de entrevistas individuais, foram transcritos, e posteriormente fez-se levantamento e codificação de cem (100) ocorrências, que totalizaram três mil e duzentos (3.200) dados para a análise, que partiu da hipótese de que nessa comunidade, a concordância em P6 é uma regra variável, regida por fatores de ordem lingüística e social. Para a verificação dos fatores lingüísticos condicionantes no uso da regra em questão, consideraramse: a constituição do SN sujeito, a realização, posição e distância do sujeito na oração, o traço semântico do sujeito, o tipo, o tempo e a conjugação verbais, além da saliência fônica. Quanto à avaliação da influência de fatores sociais sobre a regra em análise, consideraram-se o sexo dos informantes, três faixas etárias e três níveis de escolaridade. Após a coleta e transcrição dos dados, os passos seguintes consistiram em codificação e análise dos grupos de fatores previamente definidos, para submetê-los à quantificação no software VARBRUL. A fim de se resolver os problemas de knowckouts técnicos, houve uma divisão dos grupos nas rodadas, por isso a análise engloba todos os fatores, mas estes aparecem em dois momentos ? variáveis lingüísticas primeira instância que engloba a saliência fônica, a realização, posição e distância do sujeito na oração, a constituição do SN sujeito e o traço semântico do sujeito e variáveis lingüísticas segunda instância que envolve o tempo, o tipo e a conjugações verbais. A última parte da análise traz os resultados dos fatores sociais. O resultado da análise evidenciou um contexto de variação estável na comunidade, com percentuais de 49% para / Ø / e de 51% para / N / em P6. Os grupos lingüístico e extralingüístico, saliência fônica e escolaridade, respectivamente, foram os de maior relevância para os resultados encontrados.
Palavras-chave: Variação estável
Sociolingüística
Saliência fônica
Grau de escolaridade
Fatores sociais
Fatores lingüísticos
Social factors
Linguistic factors
Phonic salience
Schooling level
Sociolinguistic
Stable variation
Vitoria da Conquista
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10981
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marian dos Santos Oliveira.pdf774,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.