Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10911
Tipo: Dissertação
Título: O aconselhamento em DST/AIDS às gestantes que realizaram o anti-HIV na admissão para o parto: os sentidos de uma prática
Autor(es): Fonseca, Patrícia de Lima
Autor(es): Fonseca, Patrícia de Lima
Abstract: Embora o trabalho de parto não seja o momento adequado para a realização do teste anti-HIV, o Ministério da Saúde considera indispensável disponibilizar o exame e tratamento quimoprofilático para mãe e bebê visando impedir a transmissão do HIV durante a gestação e parto. Assim, está preconizado que o teste rápido anti-HIV seja ofertado mediante aconselhamento em situações consideradas especiais, como em maternidades. Este trabalho teve por objetivo analisar a ação de aconselhamento em DST/AIDS para as parturientes e puérperas que são submetidas ao teste anti- HIV, na admissão para o parto, em Salvador-BA. Foi realizado um estudo qualitativo em uma maternidade com observação participante e entrevistas semi-estruturadas com 20 informantes, sendo 13 puérperas sem diagnóstico prévio para o HIV e 07 profissionais de saúde. Observou-se que a Unidade de saúde pesquisada não desenvolve ações específicas de aconselhamento para a oferta e comunicação do resultado do teste anti-HIV no trabalho de parto, limitando-se a solicitar o exame de forma compulsória e a informar o diagnóstico no pós-teste somente às usuárias, cujos resultados foram positivos para o HIV. A experiência das mulheres na passagem por maternidade de Salvador revela que não há diálogo entre profissional e paciente na triagem pelo teste anti-HIV na admissão para o parto. Muitas nem percebem que foram submetidas a esse tipo de testagem. A significação que permeia um diagnóstico positivo ou negativo para o HIV e o entendimento dos valores e sentidos dados por essas mulheres, principalmente quando se descobrem positivas para o HIV não são abordados pelos profissionais de saúde. Para estes, na dinâmica do hospital não há espaço para a escuta qualificada. Há dificuldade na capacitação desses profissionais para lidar com esse tipo de abordagem no seu cotidiano em que as atitudes e práticas hegemônicas pautada na biomedicina mecanicista e centrada na doença, muitas vezes, se contrapõem as experiências e necessidades dessas mulheres.
Palavras-chave: Transmissão vertical do HIV
Teste rápido anti-HIV
Aconselhamento em DST / AIDS
Parturiente/puérpera
Profissional de saúde.
Prevent HIV transmission during pregnancy and childbirth
Rapid/fast test for HIV
Counseling in STD / AIDS pregnant women and mothers
Health professionals.
Saude publica
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10911
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
44444444444.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.