Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10897
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da efetividade de programas de suplementação alimentar sobre o incremento ponderal de crianças em municípios do semi-árido baiano
Autor(es): D'Innocenzo, Silvana
Autor(es): D'Innocenzo, Silvana
Abstract: A desnutrição na infância é um importante problema de saúde em países em desenvolvimento. A suplementação alimentar tem sido adotada por esses países como estratégia de combate à desnutrição. Objetivo: Comparar o incremento ponderal de crianças desnutridas e em risco nutricional expostas a um programa (Incentivo ao Combate às Carências Nutricionais - ICCN) e a dois programas de suplementação alimentar (Incentivo ao Combate às Carências Nutricionais - ICCN + o Projeto Emergencial de Atendimento às Crianças Desnutridas - PEAD). Método: desenvolveu-se um estudo quase experimental em município do semi-árido baiano, envolvendo 454 crianças de 6 a 23 meses de idade ao ingressar no programa, acompanhadas entre julho de 1998 a dezembro de 1999. Construiu-se dois grupos de investigação: um composto de 235 crianças expostas exclusivamente ao Incentivo ao ICCN e o outro integrado por 219 crianças expostas aos dois programas se suplementação alimentar (ICCN+PEAD) e comparou-se o incremento ponderal do grupo duplamente suplementado com aquele do grupo beneficiado por apenas uma suplementação. Utilizou-se o indicador peso/idade, na forma continua, expresso em escore z, na avaliação do incremento ponderal. Na análise exploratória, a prevalência e a média com seus respectivos testes de associação, quiquadrado e teste T, foram empregados para caracterizar a população do estudo. Na análise multivariada, empregou-se a Equação de Estimação Generalizada para avaliar o incremento ponderal, utilizando-se as medições no 1º, 6º e 12º mês de acompanhamento. Aceitou-se como significante os coeficientes com p<0,05. Resultados: O valor médio do indicador peso/idade em um ano de acompanhamento foi negativo (-1,73) e significante (p<0,001). O incremento ponderal do grupo duplamente suplementado foi de 0,03 (p=0,689) z score (p=0,689). Conclusão: A inclusão da criança, simultaneamente, em dois programas de suplementação alimentar não resultou efetivamente na melhoria nutricional dos beneficiários não sendo, portanto, efetivo para conferir mudanças significantes no incremento ponderal.
Palavras-chave: Incentive to combat nutritional deficiency (ICND)
Weight increment
Childhood malnutrition
Food supplementation
Projeto emergencial de atendimento às crianças desnutridas (PEAD)
Incentivo ao combate às carências nutricionais (ICCN)
Incremento ponderal
Desnutrição na infância
Suplementação alimentar
Nutricao
Care for malnourished children emergency project (CMCEP)
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10897
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11111.pdf651,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.