Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10881
Tipo: Dissertação
Título: Falla-se todas as línguas: hospedagem, serviços e atrativos para os viajantes estrangeiros na Bahia oitocentista.
Autor(es): Dias, Olívia Biasin
Autor(es): Dias, Olívia Biasin
Abstract: O estudo analisa as viagens enquanto fenômeno social que obteve expressivo crescimento no mundo ocidental, sobretudo, a partir da segunda metade do século XIX. A pesquisa teve como objetivos compreender as motivações das viagens realizadas por diversos estrangeiros que estiveram no Brasil e passaram pela Bahia no período; identificar e analisar o estabelecimento de serviços de hospedagem, alimentação e lazer, viabilizado devido à permanência temporária desses personagens em terras baianas. Constatei que a interface entre viagens, serviços e atrativos possibilitou que a cidade do Salvador se constituísse em núcleo receptor de visitantes das mais variadas nacionalidades. A presença desses atores sociais levou à formação e consolidação de novas atividades comerciais, voltadas para atendê-los. Essa dinâmica exerceu influência na intensificação e reconfiguração das representações do lugar, promovendo novas formas de ver e interagir com o outro.
Palavras-chave: Bahia oitocentista
Viajantes
Motivações
Serviços e atrativos
Bahia in the 19 th century
Travelers
Motivations
Services and attractions
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em História da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10881
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Olivia Dias 1.pdfParte 17,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao Olivia Dias2.pdfParte 27,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.