Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10858
Tipo: Dissertação
Título: O brincar no contexto do adoecimento infantil : um recurso de aprendizagem para o fortalecimento da criança frente à doença e frente à vida
Autor(es): Machado, Maria das Graças Queiroz
Autor(es): Machado, Maria das Graças Queiroz
Abstract: Esta pesquisa tem como foco relacionar a vivência do brincar como recurso para promover o aprendizado da resiliência de crianças e adolescentes em processo de tratamento crônico. Buscou-se, ainda, interligar condutas multidisciplinares preventivas e curativas no campo da humanização da assistência à saúde. Entende-se que o brincar é qualquer atividade que manifeste o uso da palavra, do movimento e da arte, e que tenha conotação lúdica para a criança. A resiliência, por sua vez, definida como capacidade que permite lidar de forma a prevenir, minimizar ou superar os efeitos das adversidades, foi usada na perspectiva de uma educação que favoreça atuações criativas, autônomas e empoderadas, promovendo o enfrentamento positivo de eventos adversos. Essas situações refletem em mudanças de vida, como as intermitentes alterações de domicílio e escola, bem como de sua vivência do tratamento, decorrentes do diagnóstico de câncer infanto-juvenil. Trata-se de um estudo de caráter interativo, abordado de forma qualitativa, tendo como instrumentos a entrevista semidirigida e a observação, e como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Foram acompanhados, como participantes da pesquisa, um adolescente de dezoito anos e outra de doze anos, e duas crianças, uma de sete anos e outra de oito anos, hospedados no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC-Ba), em parte dos anos de 2009 e de 2010. A análise foi realizada a partir de oito categorias, organizadas em três eixos temáticos. Para o tema referente ao manejo das adversidades, através da ludicidade, utilizaram-se características relacionadas ao aprendizado da resiliência. Os participantes destacaram, através de relatos e de observações, que a experiência lúdica põe em prática a criatividade, o senso de humor e a resolução de problemas, por exemplo, os quais são características relacionadas à saúde mental e emocional, bem como ao bem-estar e à qualidade de vida, metas da resiliência.
Palavras-chave: Educação
Resiliência
Ludicidade e humanização em saúde
Resiliency, resilience
Playfulness and humanitarian health Care
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10858
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria das Gracas Machado.pdf474,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.