Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10855
Tipo: Dissertação
Título: Formação dos profissionais de saúde: uma análise dos cursos de especialização do Pólo de Capacitação, Formação e Educação Permanente para Saúde da Família-Bahia
Autor(es): Medina, Walberto Herrera
Autor(es): Medina, Walberto Herrera
Abstract: A necessidade de mudança das práticas dos agentes da saúde, na procura dos profissionais requeridos pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, motivou, em 1997, o surgimento dos Pólos de Capacitação, Formação e Educação Permanente, como estratégica valida para a construção do sujeito das novas práticas. No presente trabalho, tomando o Pólo de Capacitação da Bahia como caso de estudo e, partindo do pressuposto que ?o currículo determina o perfil dos egressos?, se descreve e analisa os cursos de especialização desenvolvidos pelo Pólo, tendo aos currículos implementados nesses cursos como objeto de estudo. Assim, apoiado nas teorias de currículo e nas diferentes teorias do conhecimento foi possível analisar os currículos no seu contexto político-institucional e revelar a importância da coerência da prática docente com a proposta curricular no sucesso da formação desses profissionais. Pois, embora o contexto demarcado pelas políticas públicas dos setores saúde e educação tenha sido favorável à estratégia dos Pólos, práticas docentes dissonantes com a proposta curricular dificultaram o bom desempenho dos currículos. De sorte que, de seis propostas curriculares coerentes com as políticas dos setores saúde e educação, apenas uma, aquela onde houve harmonia entre a proposta curricular e a prática docente, foi bem sucedida.
Palavras-chave: Curriculum
Recursos humanos em saúde
Saude publica
Educação em saúde
Saúde da família
Formação
Currículo
Formation
Family health
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10855
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
44444444444444444.pdf648,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.