DSpace

RI UFBA >
Escola de Dança >
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) >
Dissertações de Mestrado (PPGDANCA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10827

Title: Capoeira emancipatória no ensino da dança : uma proposta emergente dos saberes de mestres na espacialidade da cinesfera
Authors: Gomes, Marcos Cezar Santos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Rengel, Lenira Peral
Keywords: Capoeira emancipatória;Ensino da dança;Saberes de mestres;Espacialidade da cinesfera;Artes cênicas;Dança
Issue Date: 10-May-2013
Abstract: Propor reflexões sobre as contribuições que a concepção dialógica em atuação no aprendizado da capoeira pode trazer para a área da Dança é o tema desta pesquisa. Correlacionar saberes da capoeira ao aprendizado da dança contemporânea poderá beneficiar dançarinos de todos os níveis, pois esta possui um rico potencial coreográfico, com amplas possibilidades para a improvisação e atitudes criativas às situações tanto do seu próprio fazer, bem como da dança. Essa iniciativa contribui para apresentar mais trabalhos escritos e publicados nesse assunto, ainda em falta. O aporte teórico utilizado possibilita refletir acerca da necessidade de abarcar novos paradigmas metodológicos, para assim abordar outros procedimentos, a fim de construir uma relação igualitária entre a pessoa que ensina e a pessoa que aprende. A iniciativa pedagógica libertadora/progressista (FREIRE, 2012), a emancipação intelectual (RANCIÈRE, 2010) e a Sociologia das Emergências (SANTOS, 2007), são temas chave para se pensar a capoeira no ambiente da dança como ação emancipatória. A pesquisa divide-se em quatro capítulos subdivididos em: Introdução; capoeira e emancipação - implicações em dança; esfera do corpo, conceituada pela cinesfera (LABAN, 1978, 1990) por ser nuclear para o que se denomina de um espaço corporal emancipado e, as experiências do pesquisador com dançarinos e capoeiristas em instituições públicas e particulares de ensino. As referências são autores que propõem uma urgente quebra dos paradigmas dominantes nas relações interpessoais, seja no ambiente social, artístico e/ou educacional. Os resultados apontam que é preciso e possível criar estratégias com o intuito de provocar a reflexão, otimizar a crítica e possibilitar a autonomia. A metodologia utilizada foi qualitativa bibliográfica, a qual permitiu utilizar as informações extraídas de livros e artigos de periódicos, assim como de outros materiais disponíveis (SILVA, 2001).
Description: 97 f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10827
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGDANCA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Marcos Cezar Santos Gomes.pdf947.67 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA