Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10815
Tipo: Dissertação
Título: A pedagogia da ausência e outras ensinanças: Judith Grossmann e a cena da escrita
Autor(es): Santos, Lívia Maria Natália de Souza
Autor(es): Santos, Lívia Maria Natália de Souza
Abstract: A dissertação intitulada A pedagogia da ausência e outras ensinanças: Judith Grossmann e a cena da escrita busca, através da leitura analítica de depoimentos, entrevistas, textos de crítica, teoria da literatura, romances e contos de Judith Grossmann, observar como se dão os trânsitos de cenas e idéias entre estes textos e a sua ligação com a prática acadêmica da autora. Este trânsito ilustra aquilo que chamamos de “Pedagogia da ausência”, que é a discussão de temas e questões pertencentes à Teoria da Literatura nos textos literários. Desta maneira, acreditamos que Judith Grossmann faz do seu texto de lavra criativa cena de discussão e debate de teorias da literatura que, comumente, encontram o seu local de reflexão nas salas de aula e mesas de congressos. Assim, a literatura se converte em sala de aula, fazendo com que a professora Judith Grossmann não deixe jamais de formar novos alunos e discípulos sem que o texto perca o apuro estético indispensável à obra de arte.
Palavras-chave: Teoria da literatura
Pedagogia
Crítica literária
Texto criativo
Theory of literature
Pedagogy
Crítical texts
Creative texts
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10815
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.