DSpace

RI UFBA >
Instituto de Letras >
Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística (PPGLL até 2010) >
Dissertações de Mestrado (PPGLL) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10811

Title: Riobaldo e Aschenbach: audazes navegantes: experiências de travessia em Grande sertão: veredas e em A Morte em Veneza.
Authors: Assis, Maria Aurinívea Sousa de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Hoisel, Evelina de Carvalho Sá
Keywords: Trocas culturais;Letras;Cenas de travessia;Devir;Échanges culturels;Scènes de traversée;Rosa, João Guimaraes, 1908-1967;Mann, Thomas, 1875-1955
Issue Date: 2009
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
Abstract: O presente estudo comparado põe em diálogo as narrativas Grande sertão: veredas de Guimarães Rosa e A Morte em Veneza de Thomas Mann, a partir das simbólicas travessias dos protagonistas Riobaldo e Aschenbach. As cenas de travessia sintetizam as experiências dramáticas dos protagonistas que aprendem acerca da existência marcada pelo paradoxo e instabilidade assustadora. Considera-se, inicialmente, o modo como cada um dos escritores teceu um imaginário acerca da cultura do outro e como esses trânsitos culturais encontram-se representados em suas literaturas. Partindo das cenas de travessia, destacam-se os aspectos épico-dramáticos em ambas as narrativas e os principais leitmotive e simbologias presentes nas cenas que se desdobram nas aprendizagens existenciais dos protagonistas. O trabalho discute como os dois escritores elaboram seus discursos sob o signo da limiaridade, relacionando as experiências de Riobaldo e Aschenbach com as atuais configurações do conceito de devir propostas por Gilles Deleuze e Félix Guattari.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10811
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGLL)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Aurinívea Sousa de Assis.pdf654.46 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA