RI UFBA >
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC >
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) >
Teses de Doutorado (Poscultura) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10803
|
Title: | Significações da violência no cinema brasileiro |
Authors: | Pereira, Maurício Matos dos Santos |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Cunha, Eneida Leal |
Keywords: | Cinema brasileiro;Violência;Subalternidade;Brazilian cinema;Violence;Subalternity |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA |
Abstract: | A tese focaliza as significações da violência em suas relações com o tráfico de drogas, abarcando o cinema brasileiro produzido no final dos anos 1990 e no primeiro qüinqüênio dos anos 2000, na encruzilhada entre os estudos do cinema brasileiro, a antropologia urbana, os estudos culturais e a história social brasileira. Tomando como contraponto a violência em Deus e o diabo na terra do sol, como expressão de um cinema moderno comprometido com as lutas políticas dos anos 1960, a investigação articula os regimes discursivos da violência no contexto da democratização e da emergência do crime organizado, quando ela se torna complexa, a facção criminosa do tráfico de drogas demarca os espaços da favela e do presídio como lugar de invenção da subalternidade, ao mesmo tempo em que o tráfico passa a construir a subjetividade, enraizando-se nos meninos que aderem às facções. O “eu-vivo” é o conjunto aberto das relações que o tráfico impõe, seja com segmentos reconhecidos interessados no consumo, seja com organizações transnacionais para o fornecimento da droga. |
Description: | 180f. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10803 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado (Poscultura)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|