Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10796
Tipo: Dissertação
Título: Conforto ambiental como parâmetro para construção de novas habitações rurais na região do médio São Francisco, semiárido baiano
Autor(es): Simões, Carla Carvalho
Autor(es): Simões, Carla Carvalho
Abstract: A pesquisa investiga a aplicação de estratégias de conforto ambiental como parâmetros construtivos em um modelo icônico de casa estável para novas habitações no meio rural do Distrito dos Brejos, município de Barra, região do médio São Francisco, semiárido baiano. A partir da análise das variáveis climáticas e das tipologias construtivas da região, foi possível identificar parâmetros e diretrizes para concepção de um modelo de casa estável para novas habitações. O presente trabalho descreve com um olhar tecnológico, uma nova concepção de projeto pelo qual se considera os fluxos de materiais e energia, compatibilizando com outros enfoques sociais, econômicos, culturais e ambientais. Esse trabalho envolve inclusive a reeducação ambiental e a qualificação da mão de obra, formal e informal de seus usuários e construtores em mutirão. Foram empregadas análises de soluções tecnológicas aplicáveis as habitações da região do estudo de caso, associada a um diagnóstico climático considerado fundamental para determinar estratégias bioclimáticas. O resultado obtido na pesquisa é um modelo virtual de casa estável, adaptada ao meio ambiente externo, para estudos tridimensionais das especificidades dos locais onde novos projetos de habitação e assentamentos serão implantados. Através de modelo 3D e animações simuladas em ambientes computacionais, essa pesquisa revelou ainda a viabilidade de estudos tridimensionais em modelos virtuais como ferramenta capaz de testar a aplicação de soluções tecnológicas que contemplam diretrizes climáticas e os parâmetros construtivos propostos como forma de contribuir para as estratégias de desenvolvimento da sociedade local.
Palavras-chave: Diretrizes bioclimáticas
Parâmetros construtivos
Modelo icônico
Casa estável
Novas habitações no meio rural
Bioclimatic guidelines
Construction parameters
Iconic model
Stable home
New homes in rural areas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10796
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (MEAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Carla.pdf16,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.