DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Odontologia >
Programa de Pós-Graduação em Odontologia e Saúde >
Dissertações de Mestrado (POSDONTO) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10541

Title: Prevalência da doença periodontal em pacientes portadores de cardiopatia isquêmica no hospital universitário Professor Edgard Santos.
Authors: Alves, Patricia Mascarenhas
???metadata.dc.contributor.advisor???: Rapp, Gisela Estela
Keywords: Doenças periodontais;Doenças cardiovasculares;Fatores de riscos;Índice gengival;Índice de placa;Cardiopatia isquêmica;Perda de iserção cínica;Periodontal diseases;Coronary heart disease;Clinical attachment loss;Ischemic cardiopathy;Prevalence;Plaque index;Risk factors;Gingival index
Issue Date: 2005
Publisher: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
Abstract: A doença periodontal (DP) é uma doença infecciosa crônica que acomete os tecidos periodontais, sendo a maior causa de perda dentária em adultos acima de 40 anos, precedida apenas pela cárie dentária como importante problema de saúde bucal coletiva no Brasil. Nos últimos anos vários pesquisadores encontraram evidências ligando as doenças periodontais com um risco aumentado para arterosclerose, independente de outros fatores de risco para doenças cardiovascular, o que nos motivou a realizar esta pesquisa, na qual verificou-se a prevalência da doença periodontal nos pacientes atendidos no Ambulatório de Cardiopatia Isquêmica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia(HUPES). O desenho é de um estudo de corte transversal. A amostra foi composta de 135 indivíduos (78 do sexo masculino e 57 do sexo feminino), com faixa etária de 35 até 99 anos. Os dados da pesquisa foram obtidos por estágios: leitura de prontuário, questionário e exame periodontal. Foram utilizados o Índice Gengival (LÖE e SILNESS, 1963), o Índice de Placa (SILNESS e LÖE, 1964), a Profundidade de Sondagem (PS) e Perda de Inserção Clínica como parâmetros clínicos de avaliação periodontal. A prevalência de doença periodontal em pacientes portadores de Cardiopatia Isquêmica no HUPES foi de 55,7%. A presença de doença periodontal entre aqueles com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) foi 1,5 vezes maior (p=0,001). Entre os pacientes diabéticos a presença de doença periodontal foi 1,4 vezes maior (p=0,02). Dessa forma, os achados deste estudo contribuem para fortalecer o conceito de que fatores etiopatogênicos comuns podem existir entre doença periodontal e doença isquêmica do coração.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10541
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (POSDONTO)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
dissertacao- Patríciasec.pdf442.04 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA