Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10539
Tipo: Dissertação
Título: Estudo comparativo da microinfiltração marginal em restaurações Classe V preparadas com laser de Er:YAG e com alta rotação com ou sem re-umedecimento ? análise morfológica através de microscopia eletrônica de varredura e análise química por energia dispersiva de raios X
Autor(es): Zumaêta, Gardenia Mascarenhas de Oliveira
Autor(es): Zumaêta, Gardenia Mascarenhas de Oliveira
Abstract: O propósito deste estudo in vitro foi avaliar a microinfiltração marginal de cavidadades Classe V preparadas com laser de Er:YAG e com alta rotação (AR) frente ao uso de substâncias re-umedecedoras (primer - p ou água destilada - AD), utilizando-se ou não o condicionamento ácido (CA). Este estudo propõe-se ainda a realizar a análise morfológica do esmalte e dentina através de microscopia eletrônica de varredura e análise química de Ca e P por energia dispersiva de raios X. Para o estudo da microinfiltração foram utilizados 51 terceiros molares divididos em 09 grupos: grupo I (AR + CA); grupo II (AR + CA + p); grupo III (AR + CA + AD); grupo IV (Er:YAG + CA); grupo V (Er:YAG + CA + p); grupo VI (Er:YAG + CA + AD); grupo VII (Er:YAG ); grupo VIII (Er:YAG + p) e grupo IX (Er:YAG + AD). Para a análise morfológica e química foram utilizados 06 terceiros molares divididos em dois grupos: grupo A (AR) e grupo B (Er:YAG). Foi aplicado o teste de Kruskal- Wallis e Mann-Whitney para o estudo da microinfiltração e de Friedmann para a análise morfológica e química. Os resultados da comparação entre as cavidades preparadas com laser de Er:YAG e com alta rotação mostraram que o reumedecimento, com primer ou com água destilada, melhoraram o desempenho frente à microinfiltração marginal, quando utilizou-se o condicionamento ácido. A ausência de re-umedecimento mostrou diferenças estatisticamente significativas entre as duas condições experimentais com maior nível médio de microinfiltração marginal para o grupo preparado com laser. Em cavidades preparadas com laser de Er:YAG, na ausência do agente condicionador, o primer deve ser usado, preferencialmente à água destilada, com o propósito de diminuir a microinfiltração marginal. A análise morfológica do esmalte preparado com alta rotação apresentou aspecto de polido com a presença de detritos, enquanto a dentina apresentou-se com túbulos ocluídos e presença de smear layer. O esmalte preparado com laser de Er:YAG mostrou cristais desobstruídos e margens cavitárias em camadas, enquanto a dentina apresentou túbulos dentinários parcialmente abertos e com uma pequena quantidade de smear layer. Não foram observadas áreas de fusão ou carbonização sugestivas de aumentos indesejáveis de temperatura. Não foram encontradas diferenças significativas na proporção entre Ca/P no esmalte e na dentina, tanto no grupo A quanto no grupo B.
Palavras-chave: Microscopia letrônica de verredura
Restaurações dentária
Microinfiltração marginal
Odontologia
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10539
Data do documento: 2000
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação- gardeniasec.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.