Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10523
Tipo: Tese
Título: Influência de dois sistemas adesivos e de duas técnicas de fotopolimerização na microinfiltração marginal de restaurações Classe V após preparo com alta rotação e condicionamento com laser de Er:YAG.
Autor(es): Zumaêta, Gardenia Mascarenhas de Oliveira
Autor(es): Zumaêta, Gardenia Mascarenhas de Oliveira
Abstract: O propósito deste estudo In Vitro foi avaliar a influência de dois sistemas adesivos e de duas técnicas de fotoativação na microinfiltração marginal de restaurações Classe V após preparo com alta rotação e condicionamento com laser de Er:YAG. Este estudo propôs-se ainda a verificar, através de microscopia eletrônica de varredura, a interface resina/dentina e resina/esmalte todos os grupos experimentais. Foram selecionados cento e doze terceiros molares inferiores os quais foram divididos em dezesseis grupos sendo oitenta dentes para o estudo da microinfiltração marginal (grupos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII) e trinta e dois para a análise através de microscopia eletrônica de varredura (grupos A, B, C, D, E, F, G e H). Em todos os grupos foram preparadas cavidades Classe V, sendo que nos grupos V, E, VI, F, VII, G, VIII e H, após o preparo cavitário, foi feito o condicionamento do esmalte e da dentina com laser de Er:YAG (Kavo Key Laser, 250mW, 3Hz, 300 impulsos). Os grupos I, A, V e E foram restaurados com o sistema Prime & Bond NT/Esthet X e fotoativados com luz halógena; os grupos II, B, VI e F foram restaurados com o sistema Prime & Bond NT/Esthet X e fotoativados com laser de Argônio (l = 488nm); os grupos III, C, VI e G foram restaurados com o sistema Single Bond/Z250 e fotoativados com luz halógena; e os grupos IV, D, VIII e H foram restaurados com o sistema Single Bond/Z250 e fotoativados com laser de Argônio (l = 488nm). Foi empregado o teste Mann Whintey para o estudo de microinfiltração marginal e os resultados mostraram diferenças significativas (p<0,05) em dentina entre os grupos condicionados com laser de Er:YAG quando o sistema restaurador foi alterado, mostrando menores níveis de infiltração do corante quando o sistema Single Bond/Z250 foi utilizado, independente da fonte de luz empregada (comparação entre os grupos V e VII e grupos VI e VIII). Estas diferenças foram constatadas à luz da microscopia eletrônica de varredura que mostrou nos grupos G e H ausência de fendas e uma maior lisura de superfície sugestivas de um melhor imbricamento micromecânico. Utilizando-se o sistema Single Bond o laser de Argônio apresentou menores níveis de microinfiltração marginal do que a luz halógena (comparação entre os grupos VII e VIII). Em todos os grupos restaurados com o sistema Prime & Bond NT/Esthet X foi verificada a presença de fendas na interface resina/dentina e resina/ esmalte, iguais ou superiores a 10µm. Nas condições experimentais deste estudo pôde-se concluir que o uso do sistema SingleBond/Z250 fotoativado com o laser de Argônio propiciou menores níveis de microinfiltração marginal e um excelente imbricamento micromecânico, observado sob microscopia eletrônica de varredura, sendo mais adequado para a realização de restaurações em cavidades Classe V condicionadas com laser de Er:YAG.
Palavras-chave: Microscopia eletrônica de varredura
Odontologia social e preventiva
Laser de er:YAG
Microinfiltração marginal
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10523
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Tese (LASER)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese- Gardenia.pdf18,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.